INTRODUÇÃO

IMPRENSA LOCAL
TRATAMENTO DO ESPÓLIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL JOSÉ MARMELO E SILVA

Ao longo dos anos, a Biblioteca foi armazenando jornais e revistas que são de grande interesse para a história local. Estes documentos têm vindo a degradar-se rapidamente, sendo urgente dar uma resposta a este problema, sob pena de Espinho perder uma boa parte da sua memória local, pois a imprensa regional é uma das fontes primárias de recolha de informação.

A história da cidade atrai muitos estudantes dos vários quadrantes. Nesta busca pela informação os jornais antigos são os mais procurados, o que potencia a sua rapidíssima degradação, até pelo seu manuseamento.A preservação de jornais como “Defesa de Espinho”, “Maré Viva”, “O reformador”, “Gazeta de Espinho”, “Espinho Vareiro”, entre outros, é absolutamente necessária pois é a memória das gentes locais.

Assim, ao concretizar um projeto deste tipo, a Biblioteca está não só a assegurar o cumprimento de uma das suas funções, como também a evoluir no sentido de criar novos serviços, dando resposta a uma das necessidades dos utilizadores e ainda a preservar o património da história local. Finalmente, com a concretização deste desígnio acredita-se estar a contribuir para uma melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade, aumentando o grau de satisfação de todos aqueles que usufruem dela. Ficar apenas com o registo fotográfico já feito seria uma oportunidade perdida uma vez que existe a possibilidade de os tornar acessíveis ao público, preservando o que existe.

O projeto de disponibilizar ao público em formato digital os periódicos espinhenses, que constituem um importante acervo documental da Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, de extrema importância para o estudo e conhecimento da nossa história local, já tem alguns anos, mas só agora é que estamos em condições de o apresentar devidamente tratado. É um trabalho que está a ser desenvolvido acerca de dois anos por técnicos da Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Espinho, que com rigor, eficiência e eficácia, permitem que investigadores, alunos e público em geral tenham acesso,nos seus dispositivos móveis e em suas casas, à consulta de todos os jornais (fontes primárias) que fazem parte da coleção de periódicos da Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva.

Responsável pelo projeto: Fernando Maia e Carla Santos
Responsável pela fotografia e tratamento fotográfico: Adriano Ferreira
Colaboradora: Mariana Gonçalves

0 comentários:

Publicar um comentário