sexta-feira, 7 de outubro de 2016

PROJETO "QUINTAS TECNOLÓGICAS" SELECIONADO PELA BAD

A Biblioteca Municipal José Marmelo Silva - Espinho, venceu o Prémio de "Boas Práticas" nas bibliotecas portuguesas.

O projeto “Quintas Tecnológicas” promovido, no ano de 2015, pela Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, foi um dos 5 selecionados, a nível nacional, para ser apresentado no Colóquio “Três décadas de Bibliotecas Públicas”, dinamizado pela BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, no dia 22 de outubro na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
 
Inserido no painel “Apresentação de 5 projetos inovadores de bibliotecas públicas portuguesas”, a Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva irá expor o projeto “Quintas Tecnológicas”, que consistiu em promover o uso de serviços online, ajudar a resolver problemas do quotidiano com recurso às TIC, e, sobretudo, desenvolver a autonomia na sua utilização.
A necessidade de dar resposta às dúvidas, com que diariamente os profissionais da biblioteca são confrontados, esteve na origem deste projeto, cujo público-alvo prioritário foram os adultos, com poucos conhecimentos em informática. Partindo daí, definiram-se alguns temas considerados importantes como a questão da segurança na Net, a definição de palavras-passe seguras ou criação e envio de email. Foram ainda abordadas outras questões bem mais práticas como a passagem para PDF de vários tipos de documentos, a marcação de consultas no Centro de Saúde, entre outros.

A orientação de cada sessão pelos diferentes elementos da Biblioteca Municipal, permitiu aproximar todos os profissionais aos leitores e mostrar que estes são mais do que meros intervenientes que registam o empréstimo e devolução dos documentos, sendo capazes de os ajudar a adquirir novas competências.

0 comentários:

Enviar um comentário