terça-feira, 7 de outubro de 2014

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "ALIMENTAÇÃO: PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL" DE ANTERO COSTA

Antero Manuel Costa nasceu em Espinho, no ano de 1961.
Mestre em Alimentação – Fontes, Cultura e Sociedade (FLUC).
Formador, na área da Restauração e Hotelaria, atualmente desenvolve a atividade no ensino público, lecionando em cursos profissionais.
Foi Campeão Nacional de Hóquei Patins, na categoria de juniores, em 1979, pela Associação Académica de Espinho.
Dedica-se ao artesanato (olaria e mosaico) e outras artes criativas, que de certa forma estejam ligadas à contemporaneidade.
Por norma faz as suas próprias ilustrações. Em 2009 publicou a sua primeira e única obra, em edição limitada e de autor, com o título “O Sonhador de Sonhos”.

Sinopse da obra
“Integram o património cultural as realidades que, tendo ou não suporte em coisas móveis ou imóveis, representem testemunhos etnográficos ou antropológicos com valor de civilização ou de cultura com significado para a identidade e memória coletivas.»
No sentido da valorização e divulgação patrimonial, os conceitos servem de sustentação a uma linguagem e entendimento que, não sendo universal, determinam políticas comuns e relacionamentos entre os estados ou entre as comunidades.
Serve esta obra para estimular a reflexão sobre e levar à sensibilização para alguns aspetos, que podem ajudar a melhor compreender a ideia de salvaguarda do património cultural.
O legado gastronómico, vivo e dinâmico, é um direito coletivo, que confere aos seus detentores uma identidade própria, responsabilizando-os, ao mesmo tempo, pela sua partilha como património da humanidade. Trata-se de garantir a vivência das sociedades em função das suas especificidades, dando-lhes a oportunidade de influenciar, ou seja, deixar a sua marca.”

0 comentários:

Enviar um comentário